Na demanda pela redução do desperdício, cruzei-me com alguns recursos que se tornaram indispensáveis na minha vida. Nesta página encontrarão os mais importantes (os que utilizo mais). Se surgirem novos recursos, colocá-los-ei por aqui, portanto esta página vai sendo actualizada!
Há 3 apps que estão sempre na minha página principal do telemóvel e que são muito úteis para quem quer minimizar o desperdício ou saber descartar corretamente os resíduos:
É uma app desenvolvida pela QUERCUS. Muito útil para ajudar a tirar dúvidas sobre onde colocar alguns produtos de modo a que sejam reciclados. Uma das grandes vantagens desta app é que mostra o local de depósito do produto mais perto de nós, uma vez que funciona com geolocalização. Não sabem onde deixar roupa, aparelhos eletrónicos, pneus…? Procurem na WasteApp.
Não é uma app Portuguesa, mas funciona bem em Portugal. Através desta app podem encontrar pessoas perto de vocês que tenham ou aceitem resíduos orgânicos para compostagem. Por exemplo: eu não faço compostagem em casa, mas através desta APP encontrei que faz perto de mim, portanto vou lá deixar os meus resíduos orgânicos que essa pessoa aceita (no meu caso, perto de mim não há ninguém que aceite citrinos e cebolas – porque fazem vermi-compostagem. Estas indicações estão escritas na app) e depois essa pessoa faz a compostagem, convertendo os resíduos orgânicos (que, de outro modo, iria para o lixo comum) e converte-os em fertilizante. Se fizerem compostagem, podem inscrever-se na app enquanto coletores de resíduos, para que pessoas à vossa volta possam ir ter convosco e deixar o seu lixo orgânico!
Uma app muito muito interessante, porque impede que toneladas de alimentos sejam desperdiçados. Imaginem que têm em casa 20 bananas a amadurecer (porque compraram a mais ou alguém vos deu…) e que sabem que não vão conseguir comer as 20 bananas antes de se estragarem. Colocam na app que têm bananas a mais e alguém perto de vocês pode ir buscá-las! Pode ser um recurso muito útil caso façam, por exemplo, dumpster diving (se não sabem o que é, vejam o Instagram da Anna!)
Outro recurso muito muito útil é o site A Granel. Foi realizado pela Ana Milhazes e pela comunidade Lixo Zero Portugal. Neste site podem encontrar todas as lojas do país que vendem a granel. Para quem vive fora das grandes cidades, pode continuar a ser um desafio a compra a granel, mas muitas vezes existem lojas perto de nós e nem sabemos. Vale a pena dar uma vista de olhos e ir vendo o que abre “à nossa volta”.