Cá em casa, somos 3 pessoas. Um de nós usa fraldas reutilizáveis (6 por dia), baba-se, rasteja no chão com a roupa vestida e come com as mãos. Deixo à vossa imaginação decidir qual dos três. Para além das 3 pessoas temos ainda uma cadela que adora subir para camas e sofás, deixando o seu lindo pêlo castanho como rasto.
Fazemos 3 máquinas de roupa por semana, sendo uma de roupa escura/colorida (sim, em conjunto. Não, até hoje nada correu mal com as cores).
Colocamos os lençóis para lavar a cada semana no Verão e a cada 15 dias no Inverno. Os turcos andam ao contrário. A cada semana no Inverno (facilmente ganham humidade em nossa casa) e 15 dias no Verão. A exceção são os lençóis da cama da Graça (que vão para lavar às vezes mais de uma vez por semana) e as toalhas de bidé (idem).
Toalhas de mesa também trocamos a cada 15 dias, a menos que estejam muito sujas (uma nódoa de vinho não nos leva a mudar a toalha e colocar na máquina, só retiramos mesmo a nódoa).
Se não fossem as fraldas da Graça (7 por dia), faríamos claramente 1-2 máquinas por semana. E cá em casa há panos e paninhos para tudo. Basta perceber que nem rolo de cozinha usamos. Nem papel higiénico! Ou seja, entre panos e paninhos, ainda enchemos umas duas mãos cheias de panos por máquina.
Sabem o curioso? Quando éramos apenas dois (e a Chiara), na casa antiga, faziam-se na mesma as 3 máquinas por semana. Sabem porquê? Porque nunca tínhamos pensado na quantidade de máquinas que fazemos. Tão simples quanto isso.
Pensem: quantas máquinas fazem? Com que regularidade estão a lavar a roupa? Estão a lavar roupa que podia apenas ser arejada (calças, alguns vestidos…)? Precisam mesmo de trocar a roupa de cama todas as semanas? Não podem abrir uma janela e deixar a cama aberta a arejar? A toalha da mesa tem de ir para a máquina ou a nódoa pode ser retirada à mão? Tantas vezes colocamos roupa na máquina como se fosse tralha, para “sair da vista”. Tantas vezes é desnecessário!
Já aqui disse muitas (demasiadas?) vezes: o maior impacto da roupa está estimado ser na fase de manutenção. Lavar menos a roupa (e lavar a temperaturas mais baixas) ajuda a prolongar a sua utilização, na medida em que estraga menos os tecidos. Secar a roupa ao ar livre idem. Esfregar apenas nódoas à mão, sem colocar logo tudo para lavar pode ser uma boa solução. Arejar a roupa idem.
Quanto a produtos, hoje em dia utilizo quase exclusivamente EcoX. A excepção é o desinfetante que uso para as fraldas a cada 2 meses. Detergente, amaciador e braqueador são todos da EcoX. Sou embaixadora deles, como sabem, pelo que podem ter 10% de desconto com o meu código (CATARINAFPB) no site deles (mas, please, comprem a granel se puderem).
Quantas máquinas fazem por semana? Consigo desafiar-vos a baixar esse número?