- O que é o ODS 2?
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) visa não só erradicar a fome como também alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável até 2030.
- O que implica erradicar a fome?
Este objetivo inclui, no fundo, todas as práticas subjacentes à produção alimentar que garantam sustentabilidade e responsabilidade na sua produção, distribuição e consumo.
- Que metas específicas estão incluídas neste objetivo?
O objetivo tem um conjunto de metas que inclui:
– Erradicar a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, especialmente as mais pobres e em situação de vulnerabilidade social e financeira, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
– Assegurar o acesso a alimentos adequados, seguros e nutritivos para todas as crianças e reduzir o atraso no crescimento e a caquexia em crianças com menos de cinco anos.
– Duplicar a produtividade agrícola e os rendimentos financeiros dos pequenos produtores agrícolas, especialmente mulheres, povos indígenas, agricultores familiares e pescadores, e garantir práticas agrícolas sustentáveis e resilientes para o solo e ecossistemas.
– Manter a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticação e espécies silvestres relacionadas, e promover a sua conservação e uso responsáveis.
– Aumentar o investimento, inclusive por meio da cooperação internacional, em infraestruturas rurais, pesquisa agrícola e serviços de extensão e desenvolvimento de tecnologia para melhorar a produtividade agrícola e a resiliência às mudanças climáticas.
– Assegurar o uso sustentável e a conservação dos ecossistemas terrestres e de água doce interior, em particular florestas, zonas húmidas, montanhas e terras secas, e promover a restauração de terras e solos degradados.
- O que alcançamos com este objetivo?
Ao alcançar o ODS 2, o mundo pode garantir que todos tenham acesso a alimentos adequados e nutritivos erradicando a fome e a subnutrição, promover a agricultura sustentável e contribuir para o objetivo geral de criar um mundo mais sustentável e equitativo para todos.
- E em Portugal, que projetos existem neste âmbito?
Em Portugal existem vários projetos que trabalham todos os dias com a restauração do solo e práticas agrícolas regenerativas, distribuição alimentar aos mais vulneráveis e redução do desperdício.
Alguns exemplos de projetos portugueses que se encontram relacionados com o ODS 2
– Agricultura regenerativa: Aldeia do Vale, Biovilla, Nascentes de Luz
– Distribuição alimentar e combate ao desperdício: Reefood, Zero Desperdício, Fruta Feia, Equal food
- O que podemos fazer enquanto cidadãos?
Enquanto cidadãos comuns também nós devemos e podemos fazer a diferença, seja promovendo projetos como estes, encaminhando pessoas que conhecemos para estes programas, contribuindo através de donativos para organizações ou iniciativas que combatam certas desigualdades, conversando sobre o tema e educando-nos sobre o mesmo.
É também, e sem retirar a responsabilidade aos “grandes”, através de ações locais e do sentido de responsabilidade social individual que se pode criar um grande impacto na mudança que queremos construir.
Referências
- https://ods.pt/objectivos/2-acabar-com-a-fome/
- https://unric.org/pt/ods-2/
- https://www.un.org/sustainabledevelopment/hunger/
- https://www.pordata.pt/ods/goal/erradicar+a+fome-2
- https://www.aldeiadovale.com/
- https://biovilla.org/
- https://nascentesdeluz.org/permacultura/
- https://re-food.org/
- https://zerodesperdicio.pt/
- https://frutafeia.pt/
- https://en.equalfood.co/