Já todos testemunhámos eletrodomésticos (e não só) deixados na berma da estrada, na esquina da rua ou à porta de um prédio. A verdade é que o mundo dos eletrónicos no que toca ao tema do descarte ainda é novidade e muitas vezes, seja por preguiça ou desconhecimento, estes são deixados onde não sabemos se serão úteis e tornam-se inconvenientes e desagradáveis à vista.
É claro que muitas vezes estes eletrodomésticos são levados e poderão encontrar outras casas e uma segunda (ou terceira) oportunidade, mas se os podemos redirecionar para locais onde sabemos que serão necessários, porque não haveríamos de o fazer?
SE ESTIVER A FUNCIONAR
— Doar: se o equipamento estiver a funcionar porque não doá-lo a quem faz falta? Perguntar às paróquias e juntas de freguesia, para poderem canalizar para famílias que estejam a precisar, é sempre uma boa opção. Em Portugal existe também a Just a Change que reabilita casas de pessoas em carência habitacional.
— Trocar: seja no OLX, em grupos de Facebook de trocas (se se pesquisar por Freeganismo – Lisboa ou outras cidades, encontr.am pessoas disponíveis para trocar. Existe também o site Dar e Reutilizar qu funciona nesta lógica – www.darereutilizar.pt
— OLX e Facebook Marketplace são ótimas plataformas para este propósito, porque por cada pessoa à procura de uma varinha mágica há outra que tem uma parada na gaveta.
SE NÃO ESTIVER A FUNCIONAR
— Entregar numa loja: as lojas com superfícies comerciais de venda de EEE superiores a 400m2 apresentam a obrigação de aceitar gratuitamente equipamentos de pequenas dimensões (não superiores a 25 cm), mesmo que não se compre um novo equipamento. Podemos também entregar o nosso equipamento velho na compra de um novo equivalente (com a mesma função) numa loja, supermercado ou outro estabelecimento onde se venda este tipo de equipamentos. Isto inclui encomendas online, sendo possível pedir a recolha do eletrodoméstico antigo na entrega do novo).
— Deixar num centro REE: existem por todo o país centros de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, onde se podem deixar os eletrodomésticos antigos e já sem utilidade. No site www.ondereciclar.pt poderemos verificar qual o centro mais perto.
— Solicitar recolha através do serviço da Câmara Municipal: são as chamadas recolhas de «monos». Poderão ser eletrodomésticos de grandes dimensões ou móveis antigos. Sendo um serviço gratuito necessita de agendamento, na Câmara Municipal de Lisboa basta ligar para o 808 20 32 32 ou solicitar o serviço através da App Na Minha Rua.
E para mais informações sobre recolha destes equipamentos em Portugal este site serve muito bem esse propósito: www.reciclarnosentidocerto.pt