Ter o hábito de plantar e consumir os próprios alimentos, mesmo que seja em vasos, para além de poder transformar a relação que temos com a alimentação têm um impacto positivo no meio ambiente, sobretudo em relação às emissões de gases (os alimentos não precisam de ser embalados nem de ser transportados para o consumidor).
Uma horta não precisa de ter uma grande escala para existir e fazer a diferença! Podemos ter uma mini-horta num canteiro da varanda, no quintal de casa ou até no jardim do condomínio. É natural que, durante o processo de criar/cuidar da horta, se ganhe interesse em saber de onde vem o resto da nossa comida e se passe a dar preferência a comprar em mercados que têm maior oferta de produtores locais, que plantam dentro da cidade ou não.
Outra grande vantagem de ser ter a própria horta é a ausência de desperdício. Plantamos e colhemos aquilo que precisamos, lógico, não?
O início do outono, para quem gosta de plantar, quem tem uma horta ou uma mini hora, traz novas oportunidades para a cultivação, muito importantes para os meses que se seguem!
Se se sentirem inspirados para começar agora, saibam que trabalhamos com a Sementes Vivas, a única empresa ibérica dedicada de forma exclusiva à produção de sementes 100% biológicas, de alta qualidade com certificação biológica e certificação Demeter. Fazem a produção e o melhoramento de sementes biológicas para consumidores finais, agricultores profissionais e viveiros, retalho e ainda a multiplicação para outras empresas de sementes europeias.
Aqui ficam algumas sugestões de sementes que podem plantar nesta altura:
- Alface
- Espinafre
- Couve
- Agrião
- Ervilha
- Nabo
- Cenoura
- Fava
- Alhos
- Fruta de caroço (maça, pêssego, pêra, damasco, cereja)
Já pensaram em ter uma horta em casa? Contem-nos todas as vossas dicas e sugestões!