Dicas para transformar o Halloween numa tradição sustentável
Por mais que se saiba que o Halloween é uma tradição Americana e não Portuguesa, sabemos também que já está implementada na nossa cultura (apostamos que já há por aí pais com trabalhos manuais para decorar a escola ✋). O que não faltam são festas temáticas ou, simplesmente, crianças a tocar às campainhas e a pedir doces na vizinhança!
Seja qual for a forma de festejar aí por casa, saibam que há sempre forma de o fazer de uma forma mais sustentável… vamos a umas dicas?
- Como é que se faz com a máscara?
Fazer a máscara/fantasia em casa. É certo que não devem ter no armário uma fato “pronto a vestir” de bruxa ou de morto-vivo, mas quase que podemos apostar que não será assim tão difícil chegar a um outfitt apenas com o que se tem em casa.
Para se mascararem de bruxa, por exemplo, basta conjugar roupa preta e alguma maquilhagem. Se preferirem sair de casa como morto-vivo, basta ir buscar aquela roupa que já estava posta de lado por já estar inutilizável, cortar e pintar por exemplo, e estão prontos a causar o terror na rua.
Troca de máscaras entre amigos? Também gostamos desta hipótese!
Um ano vestem-se de vampiro e não querem repetir o fato no ano seguinte? Trocar com alguém que se quer estrear nesta época do “faz-de-conta” é uma boa aposta… com sorte, essa pessoa terá para a troca!
- E quando os miúdos tocam à campainha?
Há alguma solução? Claro que sim! Ou se oferecem doces caseiros ou comprar a granel evitando comprar doces embrulhados em plástico! Não há volta a dar: as crianças procuram doces nessa noite e é doces que lhes têm de oferecer!
- Decorar a casa!
Nesta altura do ano, apanhar as folhas das árvores caídas do chão é tarefa fácil.. com um furador podem transformá-las nos famosos confetis! (nunca tinham pensado nisto, pois não?). Apanhar uns ramos caídos, colocar numa jarra e decorar pendurando com uns desenhos de morcegos.
Se quiserem espalhar umas velas pela casa, saibam que é possível fazê-las com óleos alimentares usados ou comprar já feitas produzidas de forma responsável.
- Não esquecer a abóbora, tão típica de Halloween!
Podem comprar uma num estabelecimento local da vossa zona, usar nesse dia para decoração e, no dia seguinte cortar e utilizar.
Depois dos doces, uma sopa vai saber mesmo bem!