- O que é o comércio justo?
Hoje, dia 13 de maio, é celebrado o dia internacional do comércio justo. Como muito bem nos transmite a palavra, o comércio justo trata-se de um movimento social que visa promover o desenvolvimento económico de uma forma justa e sustentável.
Para que esse desenvolvimento económico seja possível é necessário ter como prioridade as condições de trabalho dos produtores e pequenos produtores, bem como o impacto ambiental do seu respetivo produto.
Através da abertura e transparência sobre os processos de produção, é possível reconhecer o impacto do produto em si e remunerar de forma justa através de uma cadeia de produção responsável.
Desta forma, comércio justo ou fair trade acaba por ser um ponto de encontro entre os produtores responsáveis e os consumidores éticos, onde se incentiva a transparência, a responsabilidade e sustentabilidade numa mesma economia.
- Quando surgiu este conceito?
O conceito de comércio justo já existe desde 1960 e desde essa altura foi-se espalhando internacionalmente até ser criada a World Fair Trade Organization. Surgiu com o propósito de proteger comunidades marginalizadas que, não tendo meios de defesa, facilmente se encontravam em situações de exploração. Essas situações de vulnerabilidade económica acentuavam os seus desafios sociais e económicos e, consequentemente, atrasavam a possibilidade de uma vida com qualidade e dignidade.
- Os 10 princípios
Todos os produtos considerados de comércio justo devem seguir estes dez princípios:
- Criar oportunidades para produtores economicamente desfavorecidos
- Transparência e Responsabilidade
- Práticas de negociação justas
- Pagamento justo
- Garantir a inexistência de trabalho infantil ou trabalho forçado
- Compromisso com a não discriminação, igualdade de género e empoderamento económico das mulheres e liberdade de associação
- Garantir boas condições de trabalho
- Capacitação dos produtores
- Promoção do comércio justo
- Ação climática e proteção do ambiente
- O impacto do comércio justo
Existem já diferentes certificações fair trade em vários produtos das grandes superfícies, nomeadamente no chocolate e no café.
Se um produto tiver o símbolo de comércio justo, garante que a cadeia de produção até chegar ao consumidor foi justa e teve em consideração os seus produtores e os métodos de produção utilizados de forma a cumprir os 10 princípios acima descritos.
Idealmente, viveríamos num mundo onde não haver este compromisso de transparência seria a exceção e não a regra. Por isso, estas certificações e organizações fazem parte de um trabalho muito importante nos diferentes objetivos do desenvolvimento sustentável para a agenda 2030.
- Que produtos temos na Loja do Zero com certificação Fair Trade?
Para além da maioria dos produtos que a Do Zero tem ser preferencialmente de produtores e marcas nacionais ou europeias, outros produtos, não sendo possível ter essas origens mais próximas, apresentam o certificado fair trade que nos garantem que certos ingredientes ou o produto em si foi comercializado tendo como base o comércio justo. Nisto conseguimos destacar duas marcas que fazem um trabalho muito especial nesta área: Fair Squared e Original Home. AQUI está o link para conhecerem melhor estas duas marcas!
Referências
World Fair Trade Organization – https://wfto.com/
Fair Trade Foundation – https://www.fairtrade.org.uk/
Fair Squared – https://www.fairsquared.com/en/
Original Home – https://originalhome.nl/