A cozinha é um dos locais onde conseguimos ter um impacto maior no que toca a reduzir o desperdício, seja na maneira como cozinhamos, seja nos utensílios que utilizamos todos os dias para o fazer.
Por isso aqui ficam seis mudanças fáceis de realizar:
1. Tapete de forno reutilizável
O tapete de forno reutilizável serve como substituto a diferentes tipos de papéis descartáveis, seja papel de alumínio ou papel vegetal, para cozinhar no forno sem que os alimentos fiquem «colados», com o extra de ser facilmente lavável na máquina ou à mão! Assim eliminamos um item da nossa lista de compras e poupamos na carteira e nos recursos do nosso planeta.
2. Beeswrap ou caixa com tampa
A película beeswrap serve para selar recipientes ou mesmo alimentos ao cria uma barreira que se fixa pela cera de abelha através da ação de calor, e que podemos reforçar (ao derreter a cera por cima da película) sempre que se sentir que a aderência está a diminuir. Outra alternativa para o mesmo efeito é o simples ato de colocar os alimentos numa caixa com tampa. Assim evita-se, mais uma vez, a utilização de papel de alumínio ou película aderente, substituindo-se por utensílios reutilizáveis que podemos utilizar várias e várias vezes.
3. Cápsula de café reutilizável, filtro de café ou cafeteira italiana
Para quem bebe café existem várias opções mais sustentáveis.
Beber café no café da rua, e sempre contribuímos para a economia local. Ou para quem prefere beber em casa e tiver uma máquina de cápsulas, existem também as cápsulas reutilizáveis seja para a máquina Dolce Gusto, Nespresso ou Delta Q. Para além disso, e voltando ao tradicional, podemos utilizar um filtro de café de algodão reutilizável ou a tradicional cafeteira italiana, onde é apenas necessário água e o café já triturado.
De cada vez que fazemos uma refeição é praticamente automático tirarmos um ou vários guardanapos para uma única utilização. Sendo a produção de papel uma das indústrias onde se desperdiça mais água, se utilizarmos guardanapos de pano damos mais que uma utilização aos mesmos, poupando água também nas lavagens.
Também concordam que a ideia de comprarmos algo para utilizar uma vez e «deitar fora» já está fora de moda?
5. Luffa vegetal e escovilhão
As esponjas sintéticas que utilizamos para lavar a louça não são recicláveis, pelo que, esta alternativa (a lufa vegetal) permite ter uma sensação bastante semelhante a uma esponja tradicional e a mesma eficácia em termos de limpeza através de um produto natural e compostável. Para limpar frigideiras com gorduras mais chatas, existe também o escovilhão de cabo mais comprido e quando a cabeça de bambu fica gasta, e já sem utilidade, substitui-se por uma nova, não havendo necessidade de substituir o produto por inteiro.
6. Detergente a granel ou sabonete de louça sólido
Se pudermos utilizar um detergente que utiliza óleo alimentar usado para ser produzido, evitamos que milhares de litros de água sejam contaminados ao mesmo tempo que apoiamos iniciativas e negócios mais sustentáveis com uma visão de produto circular. É o caso do detergente de louça manual da Ecox (e não só, pois existem outros detergentes para diferentes funções) ou se preferível existem também alternativas sólidas eliminando o embalamento na sua maioria das vezes de plástico, que torna o transporte bastante mais eficiente.
E estas são apenas algumas das mudanças que podemos fazer e que fazem toda a diferença!