A menstruação é um processo natural e biológico que exige recursos para que a higiene e o conforto sejam devidamente assegurados. Viver uma menstruação segura e mais sustentável não só é possível, como é também um privilégio a que muitas mulheres não têm acesso. Por isso, se tivermos essa possibilidade, porque não explorá-la?
Aqui ficam 5 sugestões para viver uma menstruação com menos planeta e mais consciente:
O copo menstrual é um dos produtos menstruais que substitui os pensos e tampões descartáveis podendo ter uma durabilidade de até 10 anos. É 100% feito de silicone cirúrgico e, de um ponto de vista económico a longo prazo, é também mais sustentável do que os produtos descartáveis sendo que é um pequeno investimento que acabará rapidamente por compensar o valor.
O disco coletor é uma opção bastante semelhante ao copo, mas difere no seu formato e tamanho, sendo que é uma melhor opção para mulheres que se encontrem em fase de pós-parto. Ou para qualquer pessoa que prefira uma textura mais maleável.
- Pensos reutilizáveis
Tal como os pensos descartáveis, existem agora marcas como a Flyffly Organic com diversas opções de pensos reutilizáveis com os mesmos níveis de absorção. É preciso ter atenção aos cuidados de limpeza específicos, para que durem o maior tempo possível e possamos estender assim o seu tempo de vida útil. Algumas recomendações são: lavar no máximo entre 30/40 graus Celsius, não passar a ferro, não secar em máquinas de secar, não limpar a seco e não utilizar amaciadores (pois as fibras poderão entupir).
- Cuecas menstruais
As cuecas menstruais são cuecas normais que trazem incorporadas em si um absorvente. São confortáveis, existem em pelo menos dois formatos (Slim e Large) na marca Easy Care, e os tamanhos vão desde XS a XL. Já as cuecas da marca Flow tem tamanhos que variam entre XXS e XXL e apresenta apenas um tipo de recorte.
- Pensos e tampões de produção mais responsável
Se mesmo assim nenhuma das opções anteriores resultar ou fizer sentido, porque somos todas diferentes e merecemos ter à nossa escolha o que melhor funcionar connosco, existem ainda os tradicionais pensos e tampões, mas de uma produção mais responsável e sustentável, com é o caso da marca Clementine, e por isso, apesar de descartável, é uma melhor opção que os convencionais de supermercado.
É também hoje que se celebra o Dia Mundial da Gestão e Higiene Menstrual e por isso deixamos dois projetos portugueses que trabalham nesse sentido de facilitar e promover o acesso a uma higiene menstrual mais justo e sustentável.
É um projeto solidário que visa promover a igualdade e contribuir para que a menstruação deixe de ser uma desvantagem para quem a tem. Seja para quem vive na rua, para quem não apresenta possibilidades financeiras, para quem não tem acesso a água…
Tornar a menstruação como algo visto de uma forma natural com práticas de igualdade integradas na sociedade é crucial para que as desigualdades de género possam ser ainda mais reduzidas.
A Green tem a missão de empoderar e sensibilizar a população jovem através da educação sobre viver uma menstruação sustentável. Querendo tornar os produtos menstruais de qualidade mais acessíveis e a custos mais reduzidos, e que apresentem o menor impacte ambiental possível. Junta-se num só projeto, saúde, igualdade e sustentabilidade.